Tragédia no RS: Nível do Guaíba cai, mas Lagoa dos Patos sobe 30 cm em 48h

Pela primeira vez desde segunda-feira, o nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, ficou abaixo de 5 metros, chegando a 4,98m às 5h15 da manhã desta quinta-feira, dia 16. A marca ainda está acima da cota de inundação, de 3 metros. Mas a medição, feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá, confirma a tendência de queda no volume do lago informado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Conforme a água baixa, a sujeira e alguns animais, como ratos, baratas e peixes mortos, estão emergindo. Moradores que precisaram evacuar algumas áreas da capital começam a voltar para suas casas. O aeroporto Salgado Filho e a estação rodoviária seguem inundados. Segundo a prefeitura, são 13,9 mil pessoas acolhidas em 155 abrigos da cidade. (g1)

Europa vive nova escalada de violência política às vésperas da eleição na UE

A tentativa de assassinato de Roberto Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, deixa a Europa em alerta para uma escalada na violência política da região. Alvo de um ativista e poeta de 71 anos – segundo a mídia local –, Fico levou cinco tiros em uma praça na cidade de Handlova, na área central do país, enquanto cumprimentava uma claque de apoiadores que o esperavam no local. O estado de saúde do primeiro-ministro é grave. O presidente do país, um cargo meramente cerimonial, declarou que o ataque é, também, um golpe na democracia eslovaca. Fico já foi primeiro-ministro em outras duas oportunidades e tem guinado a um autoritarismo nos moldes do russo Vladimir Putin e do húngaro Viktor Orbán, com políticas anti-LGBTQIAP+, anti-imigração e de desrespeito às liberdades constitucionais, como o papel da imprensa. Ainda assim, a brutalidade do ataque chocou a comunidade internacional, levando até mesmo o presidente dos EUA, Joe Biden, a uma declaração repudiando o atentado. A poucos dias das eleições parlamentares da União Europeia, a violência política demonstra ter voltado ao palanque do Velho Mundo depois de muitas décadas de instabilidade. (New York Times)

Morre Silvio Luiz, ícone da crônica esportiva, aos 89 anos

Em menos de 24h, a crônica esportiva perdeu três gigantes. Depois de Washington Reis, o Apolinho, e Antero Greco, o narrador Silvio Luiz também morreu, aos 89 anos. Dono de bordões inesquecíveis e uma irreverência marcante, Silvio estava internado desde 8 de maio no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, depois de idas e vindas à UTI após sofrer um derrame durante a transmissão da final do Campeonato Paulista. Na última semana, com uma piora no quadro, ele voltou a ser internado. Uma falência múltipla dos órgãos é a causa oficial da morte, comunicada em nota da instituição. (UOL)

Google anuncia novidades que vão turbinar inteligências artificiais como o Gemini

Parem as máquinas (de novo)! Em seu evento anual, a gigante Google traz diversas novidades, com foco especial em inteligência artificial. Tem formas de impedir roubo de celular, detectar fishing, atualizações na busca, melhorias no Google Fotos e muito mais.

Empreendimentos ameaçam 98% dos quilombos no país

Das 485 comunidades quilombolas do Brasil, cerca de 98% estão sob ameaça de algum tipo de empreendimento. A conclusão é do relatório do Instituto Socioambiental (ISA), uma ONG com atuação voltada às comunidades tradicionais. Atividades como mineração, agricultura e pecuária e ampliação de infraestrutura, como construção de estradas, são as mais prejudiciais aos quilombos, gerando escassez de recursos naturais, degradação florestal e até incêndios. O cadastro de imóveis rurais sobre as terras quilombolas também ameaça a vida dos descendentes de escravizados. Além de uma porção de terra, os quilombos representam a tradição cultural, espiritual e histórica de um povo, conforme explica o relatório do ISA. (g1)

Morre o jornalista Antero Greco, aos 69 anos

Na Olimpíada de Pequim, em 2008, Antero Greco era editor do caderno de Esportes no Estadão. Eu era repórter do Aliás, um suplemento dominical com entrevistas profundas e reportagens narrativas — onde, aliás (perdão), conheci Pedro Doria, diretor de jornalismo deste Meio. Mas Antero sabia da minha paixão por futebol. Eu corintiana doente, ele palmeirense roxo, ambos redundâncias ambulantes do futebol paulista, sempre nos provocávamos nos corredores do prédio do bairro do Limão. Antero me convocou a participar da força-tarefa de edição do material dos Jogos Olímpicos daquele ano. Fui sorrindo, sabendo que estaria na melhor das companhias. Por conta do fuso-horário cruel, os fechamentos (jargão jornalístico referente ao momento em que se encerra a produção de conteúdo a ser impresso no jornal) eram dos mais ortodoxos. Mas eram de uma leveza inigualável. E só por causa de Antero. Mais adiante, em 2010, ele me autorizou a comentar a Copa do Mundo no site do jornal. Sabia o poder da diversidade, da conversa solta, do jornalismo esportivo feito com seriedade e graça ao mesmo tempo. Foram 44 anos de Estadão para Antero.

TSE começa julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro (União-PR)

Começa nesta quinta, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o julgamento que pode cassar o mandato do senador Sergio Moro (União-PR) por suposto abuso de poder econômico e caixa dois nas eleições de 2022. A ação foi impetrada por PL e PT na Justiça Eleitoral do Paraná, onde Moro foi inocentado. De acordo com as acusações, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça se aproveitou de uma possível candidatura à Presidência, ainda pelo Podemos, e utilizou verbas maiores que as disponíveis para o cargo que efetivamente disputou, gerando desequilíbrio na disputa. (Globo)

Lula e Eduardo Leite disputam espaço no Rio Grande do Sul

Em sua terceira ida ao RS, presidente anunciou medidas para as vítimas da enchente em um discurso em tom de comício e governador reclamou de saber da indicação de Paulo Pimenta para gerenciar crise pela imprensa. Saída de ministro da Secom e demissão na Petrobras devem precipitar reforma ministerial. Premiê da Eslováquia sofre atentado. E confira as estreias no cinema.

Pix de R$ 5,1 mil e doação de novas casas: Lula anuncia medidas para famílias do RS

Em nova visita ao Rio Grande do Sul, o presidente Lula anunciou ontem um pacote de medidas voltadas para vítimas das enchentes no estado. Pix de R$ 5,1 mil, saque do FGTS, doação de casas e antecipação do Bolsa Família estão entre as principais ações. Confira neste episódio.

Cinebiografia de Amy Winehouse estreia nos cinemas

Entre seu álbum de estreia, Frank, de 2003, e sua morte prematura em 2011, Amy Winehouse (Spotify) passou como um furacão pela música pop. Sua história de talento e excessos é o tema da cinebiografia Back To Black, principal estreia desta quinta-feira nos cinemas. Marisa Abela, famosa pela série Industry, vive a cantora no longa.